SEGUIDORES...

6 de agosto de 2010

História: Dia dos Pais


O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido como feriado apenas para ajudar às fabricas de cartões e lojas a venderem mais. Neste sentido, sabe-se que Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas.

Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais.
O maior sucesso foi o baião: “É Sempre Papai”, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.


PAIS EM OUTRAS CULTURAS

- REPOUSO PÓS-PARTO
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família.
Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno em função das constantes "visitas" do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.

- RESPONSABILIDADES RELIGIOSAS
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos.


- TRADIÇÃO ORAL
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês.
Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido.
O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito.
Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim paternidade.

SISTEMATIZAÇÃO

1909
Dia dos Pais
Sugestão de um Dia dos Pais: Sonora Louise Smart Dodd, inspirada no Dia das Mães e querendo homenagear seu pai - que havia criado 6 filhos sozinho após a morte da esposa - sugeriu que se comemorasse o dia dos pais em junho, mês de nascimento do seu pai.
1910
Primeiro Dia dos Pais, EUA: Foi comemorado no dia 19 de junho de 1910 em Spokane,
washington.

Década de 1920
Apoio ao Dia dos Pais, EUA: O Presidente Calvin Coolidge demonstrou apoio à idéia de tornar o Dia dos Pais um feriado oficial. O presidente do Lions Clube de Chicago, Harry C. Meek, também fez diversas palestras por todo o país incentivando a criação de um dia para homenagear os pais. Em 1920 o Lions Clube da América deu a ele um relógio de ouro com a inscrição "Criador do Dia dos Pais".
1953
Dia dos Pais, Brasil: No Brasil, a data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

1966
Proclamação do Dia dos Pais como feriado, EUA: O Presidente Lyndon Johnson proclamou oficialmente o Dia dos Pais como uma data nacional a ser celebrada no terceiro domingo de junho.

1972
Lei do Dia dos Pais, EUA: O Richard Nixon passou uma lei proclamando o terceiro domingo de junho como uma data permanente para a comemoração do dia dos pais nos EUA.
Datas no Mundo
23 de fevereiro - Rússia (não é propriamente o dia dos pais, mas o Dia do Defensor da
Pátria)
19 de março - (Dia de S.José)Portugal e Itália
3 (terceiro) Domingo de junho - Reino Unido (Inglaterra), EUA, Argentina, Peru, Paraguai
Junho - (17 - Canadá; 21 - Grécia)
2 (segundo)- domingo de agosto Brasil, África do Sul
2 (segundo) - domingo de setembro Austrália

ORIGEM DO DIA DOS PAIS
No segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. É, uma data tão importante quanto o Dia das Mães e também surgiu nos Estados Unidos. A idéia partiu de Harry Meek, presidente do Lions Club de Chicago. Em 1910, a Sra. John Bruce Dood estabeleceu a data, em homenagem ao próprio pai. O então presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, recomendou a comemoração em todo o país. Mais tarde a idéia se espalhou pelos outros países do mundo.
A figura do pai é muito importante para os filhos. A segurança psicológica está relacionada a um lar bem-formado, estável, onde o comportamento e as atitudes do pai são fatores decisivos para um desenvolvimento harmonioso dos filhos. A confiança, a generosidade, o senso de cooperação e de responsabilidade são aprendidos em casa. A família é a primeira escola, e as experiências aí vividas influenciam a criança para o resto da vida.
Ao pai compete, assim como à mãe, estabelecer normas que irão orientar o desenvolvimento dos filhos. Numa família em que os padrões morais são firmes e bemdefinidos, e em que há coerência entre os princípios afirmados e os atos manifestados, a criança tem um solo fértil e sólido para desenvolver sua personalidade.
A necessidade de segurança, própria da criança, só se satisfaz com a presença do pai, amigo e companheiro, desde o início de sua vida. Também é a família que dá significado ao trabalho. É trabalhando que a criança irá desenvolver futuramente suas tendências e seu potencial criativo, tornando-se útil à sociedade.

ESTADOS UNIDOS
Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

BRASIL
Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.
Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protetores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar suas histórias. Aventuras, comédias ou dramas.
PAIS PELO MUNDO
- África do Sul: A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
- Alemanha: Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães
comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
- Argentina: A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
- Austrália: A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
- Canadá: O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
- Grécia : Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
- Paraguai: A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
- Peru: O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
- Portugal: A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
- Reino Unido: No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
- Rússia : Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

O QUE COMEMORAR NO DIA DOS PAIS?
Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica).
E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa.
Durante todo o século XX conviveu-se no Brasil com o pátrio poder onde todas as decisões da família eram tomadas apenas pelo homem da casa, tendo a esposa apenas participação colaborativa, mas não decisiva. Apenas com o novo Código Civil, em vigor desde 11 de janeiro de 2003, substituiu-se esta expressão, ultrapassada, para poder familiar, onde marido e mulher, juntos, deliberam consensualmente sobre os destinos de uma família.
Em sentido jurídico, pai é o ascendente masculino de primeiro grau. Eis, portanto, a definição legal. Mas a palavra pai não se limita a letra da Lei e surge de formas variadas em nosso dia a dia. O Dicionário Houaiss aponta com precisão um sem número de variáveis. É o “pai da pátria” (defensor de um país), “pai da criança” (autor de uma idéia), “pai das queixas” (delegado de polícia), “pai Gonçalo” (marido sem iniciativa, dominado pela mulher), “pai mané” (indivíduo ingênuo), “pai dos burros” (dicionário) e assim por diante. Eis aqui a definição popular.
Com as definições jurídica, popular e familiar, conclui-se que pai tem, sobretudo, forte conotação de hierarquia, de poder, de gestão. Neste Dia dos Pais, em que o ego masculino fica ainda mais comprometido, uma autocrítica é sempre bem vinda, a começar pela readequação da expressão poder familiar. O Código Civil, que em seu artigo 1.630 substituiu a expressão pátrio poder por poder familiar, deveria ter disposto, em substituição, a expressão pátrio dever ou, sendo fiel ao novo texto legal, dever familiar. A paternidade não institui direitos sobre os filhos, mas sim deveres para com os mesmos.
O artigo 1.634 do Código Civil é preciso ao determinar aos pais a garantia da criação e educação de seus filhos. E isto não se dá apenas no sustento material ou alimentar, mas também e especialmente no exemplo moral, de forma que a geração vindoura tenha corretamente moldado seu caráter. E ao contrário das obrigações conceituais, onde a contraprestação deste dever familiar se dá de forma pecuniária (custeio da educação, alimentação, vestuário, etc.), o exemplo moral requer comprometimento, renúncia e vocação.
Não se pode exigir de outras pessoas atitudes que não são adotadas, regra esta que seguramente se aplica de pai para filho.
O Dia dos Pais não é definido como uma data do calendário civil. Estas têm dia certo e um caráter público institucional, como 21 de abril ou 07 de setembro. O Dia dos Pais
também não é uma data religiosa, o que dispensa maiores justificativas. Portanto, conclui-se ser um dia meramente comercial cujo ápice ocorre na entrega dos tradicionais presentes. E assim será apenas se o paterfamiliae deixar ser.
Mas esta data poderá ser vista de outra forma. Porque da palavra paternidade vem a raiz do adjetivo “paterno” que, outra vez recorrendo ao Mestre Houaiss, significa “que lembra o amor de pai; carinhoso, afetuoso, paternal”. Ou seja, a maior gratificação do Dia dos Pais não é receber um presente do filho, mas em oferecer um carinho para ele.
Assim como os filhos têm deveres para com seus pais, também a paternidade não significa poder mas, principalmente, dever, não apenas no sustento material ou alimentar, mas também e especialmente no exemplo moral.
A data foi criada nos EUA, mas pelos menos onze países comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protetores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar suas histórias. Aventuras, comédias ou dramas.
A verdade é que todo dia é dia dos Pais! E o maior presente que você pode dar a ele, todos os dias, é dizer sempre o quanto você o ama. Afinal de contas, se: "mãe é mãe", "pai é pai", não é?


Tipos de Pais
Pai!... Que palavra tão singela! Invoca Proteção, Amor Intenso. Pai é apenas uma parte de um todo. Faz parte de uma Família. Um vínculo afetivo que se estende ao longo do tempo. Pensa assim, porque aprende-se a aceitar essa imagem. Será que algo mudou nesse mundo moderno?
A instituição familiar sofre mudanças em função do progresso e do impacto de gerações. Há uma diversidade de vivencias, mas o vínculo familiar continua, apesar dos desacertos e da inversão de valores. O ser humano sempre encontra formas de adaptação na vivência do amor e dos relacionamentos.
“Os meus filhos, os seus e os nossos!” Surgem novas famílias e novos pais! As pessoas querem se adaptar ao ritmo tecnológico e cibernético dos filhos. Adaptação dos filhos aos valores diferentes dos pais. Se, em alguns aspectos, surgem conflitos ou desavenças, é também fonte de amadurecimento da família.
É preciso acompanhar o progresso sem mudar os valores e sentimentos. Preservar a família, núcleo de amor e fraternidade. O jovem começa logo cedo sua vida sexual. Tem pressa em tudo. Quer viver os seus momentos de êxtase e acaba se tornando um pai adolescente. Um bebê entra em sua vida. O mundo fica confuso. Novas responsabilidades. E a vida toma um novo rumo. Além do vídeo game e a internet, passeios com o filho, troca de fraldas e mamadeiras. Amadurecimento súbito! Pais e filhos que mais parecem dois irmãos.
No entanto, uma riqueza de experiências positivas nesse convívio. O filho aprendendo com a jovialidade do pai. O pai amadurecendo com a dependência do filho. Os relacionamentos afetivos estão diferentes. As pessoas querem mais do amor.
Surgem os pais de meia idade. Gera-se um filho de um novo relacionamento! “E quando eu estiver mais velho? Será que eu não vou ver meu filho crescer!”- são os clássicos questionamentos desses pais. Ah... por que questionar sobre futuro? Pensem no agora! Toda criança tem que ser bem-vinda. Acredite! Nada acontece por acaso! Pai, tire da gaveta da memória todos os sorrisos, sua criança interior e a vontade de viver. Os sorrisos do nenê, seus primeiros passos, serão um recomeço para você mesmo! Aposente o medo, a insegurança e viva esse momento!
O "Pai" também merece destaque! Aquele pai que também é um pouco mãe. Joga bola com o filho, pensando no que fazer para o jantar. Uma família de apenas duas pessoas: pai e filho. Integração completa de paternidade e maternidade. Doçura e liderança. Amor e disciplina.
E os padrastos? Às voltas com enteados enciumados, carentes e indisciplinados! O que fazer com os complicados pacotinhos que vem de um novo relacionamento? Ninguém substitui o afeto paterno. No entanto, o padrasto pode ser um companheiro. Formam uma família de crianças privilegiadas. Parecem ter dois pais. Duas casas. Duas famílias.
Ah... e aqueles pais que só descobrem que são pais após um exame de DNA? Susto! Às vezes, indignação! Noutras, alegria! São pais biológicos, mas essa experiência pode se tornar uma grande troca de amor e companheirismo!
Os pais do coração! Podem não ser os pais biológicos, mas a sua paternidade está no grande coração: amigo e carinhoso. Seu pai é adotivo? Você tem muita sorte! Laços do coração, às vezes, são mais fortes do que os de sangue.
Alguns pais vivem apenas no porta-retrato da sala. Distancia e saudade. A dolorida ausência do coração. Outros, partiram para outra vida deixando um grande vazio! Alguns seguem por aí, ignorando os filhos ou apenas fazendo filhos. Mesmo assim, haverá um dia em que a vida os despertará! Possibilidade de reencontro e perdão. Lágrimas misturadas à nostalgia do tempo perdido!
O dia dos Pais pode ser um momento especial para você! Algumas pessoas têm dificuldade em exteriorizar seus sentimentos de amor em relação à família. A causa pode ser timidez, meio ambiente, educação ou diferenças de temperamento. Ou então, ressentimentos e mágoas do passado.
Nesse dia especial, aproveite a oportunidade para se aproximar de seu pai. Aparar as arestas; abraçá-lo com carinho. Se você puder, escolha um presente que seja de acordo com o jeito de ser do seu paizão. Mas, lembre-se, melhor que presente, vale sua presença e o abraço carinhoso.
Você e seu pai estão brigados? Quem sabe se neste dia surge uma oportunidade de reconciliação? Ou mesmo de pensar com carinho em um reencontro? Nesse dia, avalie seus sentimentos e atitudes como filho.
Seu pai partiu para outra dimensão? Reserve esse dia para lembrá-lo com saudades. Nada de desespero ou revolta! Onde seu pai estiver, sentirá sua vibração amorosa.
Você não conhece seu pai? Quem é a figura masculina que lhe trata com carinho? É apoio e força em sua vida?
Talvez, nesse dia, essa pessoa mereça um abraço especial e a sua gratidão.
Afora todo o comércio que o dia se tornou, podemos fortalecer vínculos e exteriorizar nossos reais sentimentos.

FONTE: CEMEPE

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates