SEGUIDORES...

6 de agosto de 2010

Um pouquinho mais de textos para o Dia dos Pais 1





Continuando....

Sugestões de textos, poemas e mensagens





PAI E FUTEBOL
Pai e futebol. Estas duas palavras sempre combinaram muito bem.
Talvez seja por isso que exista sobre a face da Terra temperamentos de papais que se identificam perfeitamente com o esporte das multidões.
Há aqueles que marcam os filhos bem de perto. Existem outros que deixam seus rebentos em completo impedimento, podando suas mais simples aspirações.
Há os pais técnicos, cheios de estratégias para o futuro dos garotos. Tem aqueles "mascarados" que não dão a mínima bola para seus guris. Outros, pelo contrário vivem tabelando com a filharada até a boca do gol.
Existem pais que estão sempre na retranca e há aqueles que a toda hora correm para o abraço.
Tem os pais goleiros que seguram firme todas as barras e os pais centroavantes que estão sempre driblando os obstáculos do tempo para cumprir seu destino.
No campo de futebol chamado lar tem o pai que divide...o que catimba...o que faz lançamentos(bancários)... o que vive dando cartões amarelos quando a meninada chega de madrugada...e há até o pai gandula que corre feito doido para que o jogo dos filhos não pare.
Quando o dia dos pais chegar, faça de conta que ele acabou de marcar um gol...um gol, não.
Um golaço! E comemore com muita alegria.
(Autor desconhecido)

MEU FILHO, PERDOE O PAPAI
(W. Livingston Larned)
Escute, filho: enquanto falo isso, você está deitado, dormindo, uma mãozinha enfiada debaixo do seu rosto, os cabelinhos molhados de suor grudados na testa. Entrei sozinho e sorrateiramente no seu quarto.
Há minutos atrás, enquanto eu estava sentado lendo meu jornal na sala, fui assaltado por uma onda sufocante de remorso. E, sentido-me culpado, vim para ficar ao lado de sua cama. Andei pensando em algumas coisas, filho: Tenho sido intransigente com você. Na hora em que se trocava para ir à escola, ralhei com você por ter atirado alguns de seus pertences no chão.
Durante o café da manhã, também impliquei com alguma coisa. Você derramou o café fora da xícara. Não mastigou a comida. Pôs o cotovelo sobre a mesa. Passou manteiga demais no pão.
E quando começou a brincar e eu estava saindo para trabalhar, você se virou, abanou a mão e disse: "Tchau, papai" e, franzindo o cenho, em resposta lhe disse: "Endireite esses ombros!"
De tardezinha tudo recomeçou. Voltei e quando cheguei perto de casa vi-o ajoelhado, jogando bolinha de gude. Suas meias estavam rasgadas. Humilhei-o diante de seus amiguinhos fazendo-o entrar na minha frente: "As meias são caras - se você as comprasse tomaria mais cuidado com elas!"
Imagine isso, filho, dito por um pai!
Mais tarde, quando eu lia meu jornal, lembra-se de como me procurou, timidamente, uma espécie de mágoa impressa nos seus olhos? Quando afastei meu olhar do jornal, irritado com a interrupção, você parou à porta: "O que é que você quer?" perguntei, implacável.
Você não disse nada, mas saiu correndo num ímpeto na minha direção, passou seus braços em torno do meu pescoço e me beijou; seus braços foram se apertando com uma afeição pura que Deus fazia crescer em seu coração e que nenhuma indiferença conseguiria extirpar. A seguir retirou-se, subindo correndo os degraus da escada.
Bom, meu filho, não passou muito tempo e meus dedos se afrouxaram, o jornal escorregou por entre eles, e um medo terrível e nauseante tomou conta de mim. Que estava o hábito fazendo de mim? O hábito de ficar achando erros, de fazer reprimenda - era dessa maneira que eu o vinha recompensando por ser uma criança. Não que não o amasse; o fato é que eu esperava demais da juventude. Eu o avaliava pelos padrões da minha própria vida. E havia tanto de bom, de belo e de verdadeiro no seu caráter. Seu coraçãozinho era tão grande quanto o sol que subia por detrás das colinas. E isto eu percebi pelo seu gesto espontâneo de correr e de dar-me um beijo de boa noite. Nada mais me importa nesta noite, filho. Entrei na penumbra do seu quarto e ajoelhei-me ao lado de sua cama, envergonhado!
É uma expiação inútil; sei, se você estivesse acordado, não compreenderia essas coisas. Mas amanhã eu serei um pai de verdade! Serei seu amigo, sofrerei quando você sofrer, rirei quando você rir. Morderei minha língua quando palavras impacientes quiserem sair pela minha boca. Eu irei dizer e repetir, como se fosse um ritual: "Ele é apenas um menino - um menininho!"
Receio que o tenha visto até aqui como um homem feito. Mas, olhando-o agora, filho, encolhido e amedrontado no seu ninho, certifico-me de que é um bebê. Ainda ontem esteve nos braços de sua mãe, a cabeça deitada no ombro dela. Exigi muito de você, exigi muito. Meu filho, perdoe o papai.

SER PAI
(Átila)
Ouvi um amigo falando sobre uma pesquisa que viu na TV. Ela procurava captar as opiniões sobre a pessoa do "pai", entre adolescentes e jovens. O que impressionou foi que as respostas mostraram que o nervosismo parece ser "um gene" dos pais. Quando chegam em casa, começam a implicar e distribuir, aos filhos, nervosismo e comentários negativos sobre o quarto desarrumado, o tênis fora do lugar, a ociosidade que contrasta com a sua aplicação em angariar subsídios financeiros para que o LAR continue funcionando! Parece ser verdade, olhando para minha própria vida familiar! Tenho que ser honesto e confessar isso! A segunda pergunta da pesquisa tentava destacar as qualidades do pai. Respostas como "Muito responsável", "Honesto", "Sério", "Supridor eficaz das nossas necessidades", apareceram na maioria das participações. Somente uma pessoa declarou que a maior qualidade do pai era "ser amigo, meu amigo"...
Nossa tendência natural é querer suprir e suprir e suprir necessidades materiais, enquanto nosso maior tesouro vai se esvaindo com a passagem dos anos: nossa vida , a maior influência que um pai pode ter em seus filhos!
A sociedade tem seu "jogo de sedução" bem definido e flerta descaradamente com cada pai, o quanto foi capaz de conseguir, de possuir, as paredes repletas de diplomas, aval de sua distinção em meio a milhares de pais menos afortunados, as roupas de seus filhos, a quantidade de televisores em sua casa, os celulares, os carros novos, o colégio pago, os presentes caros que outros não podem ofertar aos seus. Porém essa postura o privará de compartilhar a riqueza que não pode ser aferida, o tesouro que se perpetuará por gerações, o legado que nunca deixará o lugar onde as coisas não podem fazer diferença: o coração dos filhos.
Podemos ver nisso uma justificativa plausível para a imaturidade de nossos adolescentes e jovens no que se refere a relacionamentos e valores perenes de vida. Falta-lhes a figura do pai que orienta, que compartilha vida, enquanto opta por menos horas no trabalho se mostra humano para com seus filhos, acessível, ensina como tratar as dificuldades na prática, tem tempo para afagar os seus queridos abrindo um dos lugares mais cobiçados por adolescentes e jovens do Brasil e do mundo: o colo. Sem dúvidas, esses pais que hoje optaram por: um estilo de vida mais simples,
afugentar o "canto de sereia" da Sociedade de Consumo, viver a vida ao lado dos seus filhos irão colher resultados maravilhosos e eternos onde uma imensa multidão de bem sucedidos seres sociais têm fracassado: em sua família.
Deixo você pensando nas palavras de Jesus no livro de Lucas, capítulo 12 verso 15.
"... porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui"
Amigo de paternidade, em que está consistindo sua vida?
Ninguém despreza o valor do dinheiro e a importância dos bens, mas para onde essa corrida frenética atrás do vil metal tem levado você em termos de família?
Seus filhos vão lembrar de você pelo quê?
Qual tem sido o legado emocional e espiritual que você tem construído para seus filhos?


DE FILHO PARA PAI.
Pai, eu sei que você gostaria que houvesse um jeito de fazer-me enxergar a vida através de seus olhos bem mais experientes, poupando-me de tropeçar pelo caminho.
Eu sei que você gostaria de ter costas mais largas para carregar também meus fardos para aliviar-me de pesos. Pai, eu sei que às vezes o mundo é cruel e que viver nele pode ser uma árdua tarefa.
Mas sei também que você gostaria de construir um mundo onde houvesse o melhor para mim e onde o tempo não fosse tão curto para aprender a Vida... onde não houvesse pessoas capazes de ferir-me, onde eu pudesse apenas brincar de viver.
Eu sei que você gostaria de dar-me esse presente. Pai, eu sei da tristeza que você sente por não poder impedir que eu sofra, que eu fique doente... que abusem de mim, que os perigos me rondem e que a fé se desfaça em meu coração.
Sei das cicatrizes que você carrega, provocando ferimentos que já me atingiram no passado.
Sei das suas angústias e sobressaltos quando algo ameaça o meu tempo presente. Sei das suas vontades e ansiedades voltadas para o meu futuro.
Ah, Pai, que maravilhoso futuro você gostaria que eu vivesse! Eu sei disso, Pai! E por saber tanto, eu lhe peço, ouça-me:
- Se dores eu sofri, maiores elas teriam sido sem a sua presença. Se em pedras muitas vezes eu tropeço e caio, lembro-me que foi você que me ensinou a levantar.
Se olho para o futuro e sinto medo, ele se vai assim que eu recorro à fé que você plantou em mim.
Agradeço a Deus por ter escolhido você para orientar os meus passos!
Foi com você que aprendi que quando a jornada torna-se difícil, Ele nos toma nos braços.
Obrigado, Pai!
Autor: Desconhecido


MEU PAI SERIA...
MEU PAI, NA SUA VELHICE, era amor, era ternura, era pura criancice na sua terna candura!
Era a imagem da bondade, TÃO BOM ERA AOS OLHOS MEUS, que eu via a felicidade através dos olhos seus!
Fazia com que seguisse minha vida, com carinho, QUE SE DEUS NÃO EXISTISSE ele seria o caminho!
Meu pai seria a alegria da chegada, sem adeus, meu pai seria, poesia, MEU PAI SERIA O MEU DEUS.
Autora: Gislane Canales (Glossa)

PAI COMO VOCÊ!
Um Pai que dá conselho e encorajamento quando a gente precisa.
Um Pai que se importa com as coisas que são importantes para a gente.
Um Pai que fica feliz com o nosso sucesso e felicidade, a vida inteira.
Eu agradeço meu pai, mesmo ele não estando presente de corpo, pelos abraços, risos, alegrias e momentos especiais de cada dia que passamos juntos.
Por todas as maneiras com que ele demonstrou o quanto me amava e se importava.
Por sua paciência, humor, suas cantorias e por nunca ter me batido, mesmo que eu merecesse.
Por tudo o que ele sempre fez.
Eu tenho muito orgulho e sou muito feliz por ter você como meu Pai eternamente, porque não
é o fato de você ter partido que deixou de ser meu pai querido...
Pai, sinto muito sua falta.
E nesse dia, mesmo que seja só comércio, sinto-me órfã e sozinha.
Pai, sinto seu amor até hoje.
Só tem um único problema: é que as pessoas mais próximas nunca entenderam esse teu amor por mim e depois que você se foi, sofro muito as conseqüências desse grande amor, não compreendido:
- Por que ela??? Essa é a pergunta inconsciente ou consciente que eles se fazem.
Eles não entendem a nossa cumplicidade e amor.
Pai, eu os perdôo e sei que onde você estiver também está olhando por eles, porque meu pai, eu os amo muito e eles não sabem o que fazem, não conseguem falar e talvez até sentir o quanto eu te amo.
Sendo assim, ainda não sabem lidar com emoções secundárias do ego e não sabem o que é um Amor Incondicional.
Pai, eu te amo.
Graças a DEUS eu pude lhe falar e demonstrar enquanto você estava vivo.
Somente isso me consola, mas não diminui a minha solidão.
Meu pai, eu te amo!
Autora: Márcia Gonçalves

DIA DOS PAIS
Ao seu coração...
À sua sensibilidade...
À sua disponibilidade em dar...
À sua crença em construir..."
Senhor!
Abençoa os pais do mundo.
Todos eles precisam de proteção, pois a missão é idêntica para todos.
Há muito a fazer.
O caminho é difícil, a jornada é longa.
E muitas vezes há hesitação...
Há pressa...
Há incompreensão...
Há desespero...
Senhor!
Abençoa todos aqueles que tem a tarefa de educar os filhos.
Dá-lhes alegria e fé, para que possam ser aqueles amigos que a juventude espera.
Capazes de ouvir seus anseios com amor.
Capazes de aprender a mensagem de seus corações.
Capazes de orientar sua inteligência.
Senhor, que todos os pais do mundo saibam ser verdadeiramente pais, amando,
compreendendo e perdoando, para que assim possa estar à altura da missão que Tu mesmo
colocastes em suas mãos.
Que todos os pais do mundo sejam abençoados.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates