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6 de agosto de 2010

Projeto: Saúde

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"

1- INTRODUÇÃO

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

2- APRESENTAÇÃO

O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.

3-JUSTIFICATIVA

O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

4- OBJETIVO GERAL

O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
 Identificar doenças causadas por falta de higiene;
 Discutir as formas de higiene corporal, bucal, mental, etc.;
 Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
 Adotar hábitos de auto-cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho a realizar com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.

Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.

SUGESTÕES:
 Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.
 Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.

Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.

Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.

SUGESTÕES:
 Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
 Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
 Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.
 Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm os riscos de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
 Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

SUGESTÕES:
 Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries.
 É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
 Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
 Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana. Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados. Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.

QUESTIONAMENTOS:
 Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
 O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
 Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
 Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
 Como devo conservar os meus pés? Por quê?
 Como devem ser estar às roupas que uso par ir à escola?
 Que roupas devo usar para dormir? E para passear?
 Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

6.2 - REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.

6.3 - ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos e toda a comunidade.

6.4 - INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.

Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.

6.5 - PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do 1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.

6.6 - RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.

6.7 - RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.

6.8 - CLIENTELA
Alunos da Escola de classes iniciais (1º ciclo)

6.9 - ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.

6.10 - AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.

6.11 – FORMA OU EXPRESSÃO DOS RESULTADOS
Todos os resultados e avaliações serão feitos através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.

6.12 – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.


Deila Magda Ferreira
Supervisora e Orientadora Educacional

FONTE: http://www.educacional.com.br/projetos/ef5a8/semsaude/defaut.asp
OBS: Me desculpe pela demora da postagem do projeto, ando meio sem tempo, mas fiz questão de não passar em branco. Espero que aproveite.

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