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14 de agosto de 2010

Travalínguas


Atuando em todo o campo da ação humana - poderá prestar à pessoa que fala mais um de seus benefícios através dos travalínguas. Os travalínguas servem para corrigir algumas dificuldades de pronúncia. Aos dislálicos (pessoas que têm dificuldade em articular as palavras) e aos que têm a língua presa, não há melhor remédio que uma boa dosagem de travalínguas.
Os travalínguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. O emissor na prática dos primeiros exercícios parece estar com a língua enrolada. Mas rindo e passando o tempo, prática a boa terapêutica para corrigir seus defeitos.
Geralmente, nos travalínguas, existe uma diferença de força entre as sílabas de uma palavra; elas tendem a trocar entre si um dos elementos. Num dado momento, um grupo de sons já não pode pronunciar-se e produz a metátese: "Tire o trigo dos três tigres". Na articulação desta frase um som pode ser antecipado. Este fenômeno explica-se pelo fato de os sons da linguagem interior terem valores diferentes: Quando se pronuncia uma frase qualquer, todos os elementos vizinhos, que têm um valor igual, ressoam ao mesmo tempo na nossa consciência, tanto os sons que devem ser pronunciados imediatamente, como os que hão de ser pronunciados mais
tarde, de modo que estes elementos troquem entre si o seu lugar.
Assim, quando se pronuncia uma frase, todos os elementos que a compõem existem na nossa consciência; mas o pensamento é mais rápido que a palavra. Daqui resulta que os sons ainda não emitidos podem influenciar as palavras ou os sons já emitidos.
Grande parte dos travalínguas constitui exemplos de aliteração porque é formada pela repetição da mesma consoante no início de dois ou mais vocábulos: "Um papo de pato num prato de prata".
Observa-se também que alguns deles formam cacofonia, vício de linguagem que consiste em formar, com a junção de duas ou mais palavras, uma outra de sentido ridículo ou obsceno. Em outros exemplos está a onomatopéia, pois há imitação voluntária de um ruído natural, de modo imperfeito, por ser a nossa audição aproximada. É o caso dos primeiros elementos deste travalíngua: "Purrutaco-ta-taco,a mulher do macaco, ela pita, ela fuma, ela toma tabaco". Depois de se ouvir por algum tempo o "Purrutaco-ta-taco", da voz de um papagaio, podemos imitá-lo, mas os sons imitados não podem ser integrados na fala corrente, na qual usamos os sons naturais da fala humana.
Nota-se em alguns exemplos de travalínguas o jogo de significantes, isto é, há apenas a mudança de um ou alguns elementos que passam a situar-se em vários pontos do enunciado: "Pape a papinha, papai, senão o papão papa. E o papai papa prá que não pape o papão". Os travalínguas ajudam aos que têm defeito de dicção a expressar com correção e clareza. A pronúncia depende de articulação e esta é que controla o ritmo e a modulação da palavra. No caso dos travalínguas, como recreação, passatempo, exige-se da pessoa muita rapidez ao pronunciar as palavras.
Esta rapidez é que leva o locutor à supressão de um som, ao desaparecimento de sílaba ou permuta dos elementos (apóstrofo, elisão, sinalefa, sincope, haplologia, etc).


OS CLÁSSICOS DOS TRAVALÍNGUAS : e suas variações


ARANHA
Num jarro há uma aranha.
Tanto a aranha arranha o jarro
como o jarro arranha a aranha.
Se a aranha arranha a rã,
se a rã arranha a aranha,
como a aranha arranha a rã?
Como a rã arranha a aranha?


Aranha, tatanha, aranha tatinha,
tatú é que arranha a tua casinha.


A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha.


A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha;
nem a aranha arranha a jarra nem a jarra arranha a aranha.


A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
A aranha arranha a rã, A rã arranha a aranha.
Arranha a aranha a rã? A rã, a aranha arranha?


Lá em cima daquele morro tem uma arara e uma aranha.
Quando a a aranha arranha a arara a arara arranha a aranha.


Num jarro há uma aranha.


Tanto a aranha arranha o jarro como o jarro arranha a aranha.
Tanto a aranha arranha a arara como a arara arranha a aranha.


OS MAFAGAFOS
Em cima daquela árvore tem um ninho de mafagato, e quem lá chegar encontrará quatro mafagatinhos mamando na mafagata o leite mafagatoso. E quem o desmafagatar será um grande desmafagatador.


Em um ninho de mafagafos haviam sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.


Um ninho de mafagafa, com cinco mafagafinhos, quem desmafagar o ninho, bom desmafagador será.


Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.


Num ninho de mafagafos tinha seis mafagafinhos, quem os desmafagafar será o maior desmafagafador.


Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.


Um ninho de mafagafas tinha seis mafagafinhos. Tinha também magafaças, maçagafas, maçafinhos, mafafagos, magaçafas, maçafagas, magafinhos. Isso além dos magafafos e dos magafafinhos.




Um ninho de manfagafas Com nove manfagafinhos Quando a ifagafa-fala' Falam todos os manfagafinhos.


Um ninho de magarfagafa com cinco magarfagafinhos; quando a magarfagafa guincha, incham os cinco magarfagafinhos. Quem os desmagarfagafizar, bom desmagarfagafizador será.


PEDRO
A lontra prendeu a tromba do monstro de pedra e a prenda de prata de Pedro, o pedreiro.


O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.


O peito do padre Pedro é preto.


O Padre Pedro tem um prato de Prata.


O Pedro pregou um prego na pedra.


O Prato de Prata não é do Padre Pedro.


Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.


O Padre Pedro preto peludo no peito levou pedrada na perna quebrada dada pelo pedreiro, no terreiro!


O padre Pedro tem um prato de prata, o prato de prata não é de Pedro.


TIGRE
Dê o trigo para os três tigres no prato de prata.


Em três pratos de trigo comem três tristes tigres.


Num prato de trigo três tigres tristes comiam. Um tigre, dois tigres , três tigres.


O menino deu trigo ao tigre e o tigre comeu todo o trigo.


Tire o trigo dos três tigres.


Três pratos de trigo para três tigres tristes.


Três tigres tristes para três pratos de trigo.


Trazei três pratos de trigo para três tigres comerem.


Um saco de trigo para três tigres tristes.


Um tigre, dois tigres, três tigres.


Um prato de trigo para os três tigres.


Um tigrinho, dois tigrinhos, três tigrinhos.


RATO
O rato a roer roia.


O rato roeu a roupa do rei Artur.


0 rato roeu a correia da carroça do rei de Roma.


O rato roeu a roupa do Rei de Roma a rainha com raiva resolveu remendar.


0 rato roeu a rede rubi da roseira da ma do grande guerreiro da quarta guerra.


O rato roeu a roupa do rei da Rússia; A rainha de raiva roeu o resto.


O rato roeu a roupa do rei de Roma, O rato roeu a roupa do rei da Rússia, O rato roeu o rabo do Rodovaldo....



O rato roeu a rolha do remédio e a roupa do rei de Roma, e a rainha, de raiva, roeu o resto.


O rato correu, correu, correu, bateu com a barriga no barranco e morreu.


Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.


Paga o pato, dorme o gato, foge o rato, paga o gato, dorme o rato, foge o pato, paga o rato, dorme o pato, foge o gato.


TEMPO
O tempo perguntou ao tempo, Quanto tempo o tempo tem, O tempo respondeu pro tempo, Que o tempo tem tanto tempo, Quanto tempo o tempo tem.


O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.


LIMÃO
Meio milhão, dez limões,dois milhões,nove limões, três milhões, oito limões, quatro milhões, sete limões, cinco milhões, seis limões, seis milhões, cinco limões, sete milhões,quatro limões, oito milhões,três limões, nove milhões, dois limões, dez milhões, meio limão.


Um limão, dois limões, três limões.


Um limão, dois limões, três limões, meio limão.


DESCONSTANTINOPLA
Se o príncipe de Constantinopla quisesse se desconstantinopolizar, qual seria o desconstantinopolizador que iria a Constantinopla para desconstantinopolizá-lo?


O arcebispo de Constantinopla será desarcebispoconstantinopolizado; quem o desarcebispoconstantinopolizará? Quem o desarcebispoconstantinopolizar, bom desarcebipoconstantinopolizador será.



Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar, não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.


SAPO
O sapo Sabino sabia da sua saborosa sopa. O Sapo Sapudo só sabia que o Sapo Sabino sabia. O Sapo Sabino não sabia que o Sapo Sapudo sabia que ele sabia. A saborosa sopa suculenta tinha até polenta!


Um sapo dentro de um saco, 0 saco com o sapo dentro, 0 sapo batendo papo E o papo cheio de vento.


Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando vento.


'P'
"Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres.
Porém,pouco praticou, pois Padre Pafúncio pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris.
Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos,porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, pois pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam,permanentemente, possantes potrancas.
Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precatar-se. Profundas privações passou Pedro Paulo.Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal.
Povo previdente! Pensava Pedro Paulo...Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses. Passando pela principal praça parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pássaros pretos. Pintou, prostrou perante políticos, populares, pobres, pedintes.
- Paris! Paris! - proferiu Pedro Paulo - parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois retendo progredir.
Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu:
- Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia.
Porque pintas porcarias?
- Papai - proferiu Pedro Paulo - pinto porque permitiste, porém preferindo,poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.
Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro!
Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus.
Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios.
Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando..."
Permitam-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar...


(autor desconhecido)



TRAVALÍNGUAS GERAIS

A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.


A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado!


A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...


Atrás da porta torta tem uma porca morta.


A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.


A babá boba bebeu o leite do bebê.


A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.


A chave do chefe Chaves está no caveiro.


A pipa pinga, o pinto pia.


A pipa pinga, o pinto piará babá boba bebeu o leite do bebê.


Bagre branco, branco bagre.


Blusa de seda preta.


Bote a bota no bote e tire o pote do bote.


Caixa de graxa grossa de graça.


Cozinheiro cochichou que havia cozido chuchu chocho num tacho sujo.


Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas.


Capa parda, parda capa.


Chega de cheiro de cera suja.


Capa parda, parda capa.


Debaixo daquela pia tem um pinto; pia ó pinto, pinga a pipa; a pipa pinga, o pinto pia.


Desinquivincaria, desinquivincarfamos, desinquivincarleis.


Devora Dor Doída, Distante Da Dor Desmedida, Daquilo Dista Dimensões, Do Devorador disto!
Dê o trigo para os três tigres no prato de prata.


É preto o prato do pato preto.


É muito socó para um socó só coçar.


Embaixo da pia tem um pinto que pia,quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!


Embaixo da pia tem um pinto, enquanto o pinto pia, a pia pinga.


Essa trava é uma trova prá te entravar. Entravar com uma trova é uma trava de lascar!


Essa pessoa assobia, enquanto amassa e assa a massa da paçoca de amendoim.


Fui à loja do Sr. Bolas comprar bolas. Ora bolas para o Sr. Bolas que não tinha bolas na loja das bolas.


Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.


Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.


Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.


Joguei o jogo no jóquei João.
O júri jurou ante os jurados.
Jurema jogou a jarra no jacaré.


Larga a tia, lagartixa! Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia Chamar lagartixa de lagartinha!


Lá de trás de minha casa
Tem um pé de umbu butando Umbu verde,
umbu maduro, Umbu seco, umbu secando.


Lá vem o velho Félix
Com um fole velho nas costas
Tanto fede o velho Félix
Como o fole do velho Félix fede.


Lá em cima daquele morro tem uma arara e uma aranha.


Luiza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado Luzia.


Maria-mole é molenga.
Se não é molenga, não é maria-mole.
É coisa malenolente, nem mala, nem mola, nem maria, nem mole.


Norma nina o nenê da Neuza.



Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce.


Não confunda a obra de arte do mestre Picasso com a pica de aço do mestre de obras.


Não sei se é fato ou se é fita, não sei se é fita ou fato.
O fato é que você me fita e fita mesmo de fato.


Num ninho de maçarico.
Três maçaricozinhos há.
Quem os desmaçariquizar,
Bom desmaçariquizador será.


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