SEGUIDORES...

21 de outubro de 2010

Bullying: uma questão de justiça!


Ontem assistindo ao Jornal Nacional, passou a reportagem sobre Bullying, um assunto extremamente importante para a socidade e por este motivo não podereia deixar de postá-lo, por favor leia e amplie seus conhecimentos e passe-os adiante...
Aqui vai a reportagem:

JORNAL NACIONAL
Edição do dia 20/10/2010
20/10/2010 20h43 - Atualizado em 20/10/2010 21h43

Conselho Nacional de Justiça lança cartilha para prevenir bullying

O problema é muito comum nas escolas, e difícil de ser enfrentado. As crianças ficam isoladas, tristes, retraídas e podem apresentar marcas como hematomas, arranhões e roupas rasgadas.
O Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta quarta-feira, um guia para orientar pais e educadores na prevenção de um problema muito comum nas escolas, e difícil de ser enfrentado.
Guilherme e Daniel gostam da escola, e sabem direitinho a diferença entre brincadeira e agressão: “Aqui você não é maltratado. Ninguém de chama de nada aqui e ninguém te exclui”, conta um dos meninos. A lição mais importante? Respeitar o coleguinha. “Eu sou gente boa”, diz o outro menino.
Bullying, uma palavra inglesa, é toda violência que ocorre na escola, sempre de forma repetitiva e intencional. Geralmente o agressor escolhe quem não pode se defender: física ou emocionalmente.
O diretor desta escola diz que as vítimas tendem a esconder o problema porque se sentem ameaçadas, e que não se pode banalizar as queixas: “Essas coisas constantes que a gente vê, que muitas consideram coisa de criança. Só que não pensa na outra criança que ta sendo ofendida”, fala o diretor de escola João Batista de Freitas.
A Justiça está de olho. Instituições de ensino em todo o país começam a receber uma cartilha para orientar escola e família.
Nas escolas, as vitimas de bullying ficam isoladas, retraídas e tristes. E em alguns casos, podem apresentar hematomas, arranhões e roupas rasgadas. Ao professor, cabe alertar, pais e órgãos de proteção á criança e ao adolescente.
Em casa, os pais devem estar atentos para os sinais: mal estar, enjoos e náuseas, baixo desempenho, medo de ir à escola e depressão.
O bullying está também entre os adolescentes, que usam a internet e o celular para fazer as ameaçar. Os agressores precisam ser identificados.
“É muito mais difícil pros pais reconhecerem que seus filhos têm essa tendência violenta de maltratar outro colega”, diz a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.
Para a Justiça, o bullying tem consequências que vão além do ambiente escolar: “Repreendendo isso é uma forma de prevenir também a criminalidade do futuro”, diz o secretário geral da CNJ, Fernando Marcondes.

FONTE:

Leia a cartilha do CNJ e veja como combater o bullying
 Criado em 20/10/2010 - Atualizado em 20/10/2010

O bullying é um dos maiores problemas enfrentados por alunos nas escolas. Ele caracteriza os atos de violência e agressão praticados por certos estudantes repetitivamente contra outros colegas de turma, com o objetivo de maltratar e humilhar, sem um objetivo aparente. O tema tem preocupado os pais e as instituições de ensino, que têm discutido formas de acabar com esse comportamento.

Com o objetivo de auxiliar no combate ao problema, o Conselho Nacional de Justiça elaborou a Cartilha Contra o Bullying. O folheto visa ensinar aos professores e funcionários de instituições de ensino, além dos pais dos alunos, a identificar sinais de violência contra os estudantes, seja ela física ou psicológica. As marcas podem estar tanto no modo de agir como no próprio corpo da vítima.

A Cartilha Contra o Bullying diferencia as formas existentes de bullying: verbal, físico e material; psicológico e moral, sexual e virtual, um dos piores tipos, já que impede que a criança se defenda. A publicação mostra ainda quais são as vítimas mais comuns, como alunos mais novos ou com alguma característica marcante, como obesidade, timidez ou condição social, e de que forma é possível ajudar os alunos agredidos.

A prevenção também é um fator essencial para o combate ao bullying nas escolas, por isso a cartilha ajuda na identificação de estudantes que praticam o bullying, por meio do seu comportamento na escola e dentro de casa. Conforme o folheto, essa prática pode ter várias causas e é importante reconhecer as atitudes violentas para auxiliar na recuperação do agressor.

Para baixar a Cartilha Contra o Bullying, é necessário ter o leitor de PDF da Adobe instalado no computador.
Clique aqui no endereço para ir na página para baixar:
 http://www.baixatudo.com.br/cartilha-contra-o-bullying




0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates