SEGUIDORES...

16 de fevereiro de 2011

Halloween

Introdução


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas: a história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições: esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.

Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

CURIOSIDADES:

Halloween: Inventado pelos celtas – povo que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo nascer –, o Halloween marca o fim oficial do verão e também:

• O início do ano-novo;
• O final da terceira e última colheita do ano;
• O início do armazenamento de provisões para o inverno;
• Início do período de retorno dos rebanhos do pasto;
• A renovação de suas leis.


 
Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

A lenda do retorno dos mortos


Conta a lenda que, na noite do Samhaim, os espíritos dos que haviam morrido no ano anterior voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciava. Essa era a última esperança de vida após a morte.

Os vivos que, logicamente, não queriam ser possuídos, deviam apagar o fogo das casas para que o ambiente se tornasse frio e indesejado. Além disso, as pessoas se vestiam com figuras assustadoras e desfilavam pelas redondezas fazendo muito barulho. Esperavam, assim, afugentar os espíritos errantes.

Fique ligado!
De acordo com as crenças celtas, no dia do Samhaim, os espíritos de parentes e amigos podiam voltar no corpo de um animal, especialmente num gato preto. Por isso, o gato preto é um dos símbolos mais famosos do Halloween.

Caras esculpidas na abóbora

Um dos maiores símbolos do Halloween são aquelas assustadoras caras esculpidas em abóboras e iluminadas por dentro com uma vela, conhecidas pelo nome de Jack O'Lantern. Como o restante da festa, elas também são de origem celta.

Na festa do Shamhain, todas as fogueiras eram apagadas para serem reacesas pelo fogo da fogueira sagrada. Para levar a brasa dessa fogueira até suas casas, as pessoas usavam um nabo como suporte, como se fosse um lampião. Disso surgiu o costume irlandês de esculpir nabos e beterrabas para usar como lampiões ou lanternas.

No Halloween, as luzes dessas lanternas representam as almas dos mortos ou dos duendes que são libertados da condição de mortos. Quando os irlandeses foram para a América, não conseguiam encontrar tantas beterrabas ou nabos, mas encontravam abóboras em abundância. Desde essa época, as abóboras esculpidas não podem faltar no Halloween.

Trick or treating


A tradição de pedir doces, o trick or treating, também tem origem em antigos costumes celtas. Na comemoração da última colheita, os celtas pediam comida de porta em porta para oferecer aos deuses. Os jovens percorriam a vizinhança e recolhiam madeira ou material inflamável com os quais faziam imensas fogueiras.

Outra possível origem para o trick or treating é um costume europeu do século IX: naquela época, no dia 2 de novembro (Dia de Finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo bolos feitos de pedaços quadrados de pão com groselha, os soul cakes. Quanto mais soul cakes, mais orações eram prometidas às almas dos parentes mortos daquela casa. Na época, acreditava-se que os mortos ficavam no limbo por um período e que as orações apressavam sua ida para o céu.

Travessuras ou gostosuras

A frase é famosa: Trick or treat. Numa tradução livre, seria algo como "Travessuras ou gostosuras". Os vizinhos, sempre preparados para a ocasião, já colocam as gostosuras na sacolinha. Afinal, a ameaça está no ar: quem não der um treat – de preferência, doces –, corre o risco de receber um trick. Nos países que tradicionalmente comemoram a data – entre eles, Estados Unidos e Canadá –, as famílias e o comércio entram no espírito da brincadeira de tal forma que decoram casas, lojas e escritórios por dentro e por fora, com cores e temas da ocasião. Mas engana-se quem pensa que a data é só para a criançada. Para os adultos, além da contribuição com os doces, há festas, bailes e reuniões. De preferência, à fantasia.

Hoje, o Dia das Bruxas é mais comemorado nos Estados Unidos. As ruas são decoradas com abóboras e as vendas só perdem para o Natal. O Halloween foi levado para a América do Norte pelos imigrantes irlandeses em meados de 1840. No início, os tricks eram violentos: jovens e meninos saíam pelas fazendas quebrando janelas, cercas e até derrubando os barracões. Os prejuízos dos proprietários eram enormes. Com o tempo, a data passou a ser festejada de modo mais saudável, com brincadeiras infantis, festas e reuniões entre amigos.

Fique ligado!
Bruxaria, morte, espíritos. Todas essas coisas que assustam e fascinam acabam tendo seu dia em várias culturas, com outros nomes, outros rituais. Apesar da sua origem pagã, o Halloween foi mais tarde incorporado pela tradição católica. A própria palavra Halloween é uma adaptação de All Hallows Eve – véspera do Dia de Todos Os Santos.

Para os católicos, 1º de novembro é o Dia de Todos os Santos. Em inglês, essa data pode ser chamada de All Hallows Day ou All Saints Day.

FONTE:

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates