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25 de outubro de 2011

Atividades bacaninhas...

TEXTO 1: “TODO MUNDO É IGUAL”


Existem pessoas de pele escuras e pessoas de pele clara, do mesmo jeito que existem maçãs vermelhas e maçãs verdes. Do mesmo jeito como existem flores brancas e flores vermelhas ou amarelas. São tipos diferentes.

No caso das pessoas, os tipos são chamados de raça. Desde que o mundo é mundo, existem três raças de pessoas: raça negra, raça amarela e raça branca.

Se na sua família, desde seus tataravôs e seus bisavôs e avôs até seus pais são de raça branca, você nasceu branco, de pele clara. Se toda sua família for da raça negra, você nasceu negro, de pele escura.

Mas se na sua família existem pessoas negras e pessoas brancas, você nasceu mestiço, misturado, parecido com essas duas raças.

Às vezes as pessoas brigam porque são de raças diferentes. Isso aconteceu faz pouco tempo nos Estados Unidos. Policiais brancos espancaram um homem negro. Por causa disso, os negros brigaram com os brancos. Os brancos brigaram com os amarelos. Todo mundo brigou com todo mundo.

Você acha isso certo? Você já viu as maçãs vermelhas brigarem com as maçãs verdes, só porque elas são de cores diferentes? E as flores, brigam umas com as outras porque são de cores diferentes?

O importante é que as pessoas são iguais, mesmo que mude a cor da pele. Todo mundo tem cabeça, corpo, tudo igual. As pessoas, como as maçãs e flores, nascem e morrem do mesmo jeito. Não é uma pena que não existam pessoas de outras cores? Que tal uma pessoa azul? De que outra cor você gostaria de ser?


Marile Felinto. Folhinha. São Paulo, 30/05/19926.


REDAÇÃO

Que tal uma pessoa azul?
É exatamente com esta pergunta que o texto chega ao final. Azul é, sem duvida, uma cor muito apreciada entre os homens. É a cor do céu, também do mar... E quando tudo vai bem na vida, costumamos dizer: “tudo azul”. Mas nascer azul num mundo de homens verdes pode ser um problema muito sério. Para quem é azul evidentemente. Está aí um problema, um desafio que você poderá resolver na elaboração de uma narrativa.


1- E como você sabe, as narrativas apresentam um problema que precisa ser solucionado. Isto porque a narrativa é transformação de estados. O fato de ser azul poderá ser um problema de seu personagem na FASE INICIAL da sua narrativa. Ela não é aceita pelas outras pessoas.

2- E existe um problema, a personagem terá de fazer alguma coisa para superá-lo. Através de AÇÃO TRANSFORMADORA, ele poderá vencer preconceitos e discriminações para, finalmente, ser aceito entre os homens. Seria esta a FASE INTERMEDIARIA d sua narrativa.


3- Ocorrendo a ação transformadora, o personagem poderá, finalmente, conseguir o seu desejo de viver em paz num mundo de homens verdes. Seria isso possível? Depende de você, afinal a história é sua.

Sugestão de estrutura narrativa simples, porém eficiente, na construção da sua história. Observe:

FASE INICIAL                          FASE INTERMEDIÁRIA                         FASE FINAL
Um problema                           Ação transformadora                              Solução do problema 

Nascer azul num                      Fazer alguma coisa para                        Viver em paz.
país de homens verdes.         solucionar o problema.  

                                                                     

 
Estas perguntas poderão ajudá-lo na organização da sua narrativa.
Situação negativa                                                                                     Situação positiva                 

 FASE INICIAL                           FASE INTERMEDIÁRIA                          FASE FINAL
1- Como era o homem             1- O que fez o personagem para            1- Os homens verdes 
 azul?                                           resolver a sua incômoda situação?        acabaram aceitando 
                                                                                                                         o homem azul?
                                               
2- Por que nasceu                                                                                          2- Como isso assim?                                                                                                             ocorreu ?                        

                                                                                                                      
3- Como era tratado pelos                                                                            3- E depois como tudo
homens verdes?                                                                                              ficou?


TEXTO 2: “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”

Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feitos fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva.

Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.

Do lado da casa dela morava um coelho branco, de orelhas cor-de-rosa, olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto em toda a sua vida. E pensava:

__ Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

__ Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:

__ Ah, deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...

O coelho saiu dali, procurou um vidro de tinta preta e tomou banho nele. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio a chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

__ Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser pretinha?

A menina não sabia, mas inventou novamente:

__ Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.

O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.

Então ele voltou novamente na casa da menina e perguntou novamente:

__ Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou de novo:

__ Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho foi embora dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão sem conseguir sair do lugar. O Maximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nadinha pretinho.

Por isso, daí alguns dias ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

__ Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia e já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela, que era mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

__ Artes de uma avó preta que ela tinha...


Ana Maria Machado. Menina bonita do laço de fita.
São Paulo, Melhoramentos, 1986.


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


1- Que menina bonita! O texto começa descrevendo essa menina linda com laço de fita. Descrever é apresentar qualidades, revelar características, fazer comparação, tudo para criar uma imagem que possa “mostrar” como é afinal o elemento descritivo. Veja o processo utilizado e depois complete, no seu caderno, o quadro apresentado.

Elemento a ser descrito  / Suas qualidades  / Comparações:

Cabelos - enroladinhos / bem negros  / feitos fiapos da noite

Pele -                          /                   /
Olhos                        /                   /


2- Ainda por cima a mãe fazia trancinhas no cabelo dela e enfeitava com de fita colorida. Com quem ela ficava parecida?





3- Depois da descrição da menina bonita, quem é o personagem descrito? Quais são os elementos descritos? E como são descritos?



4- O coelho branco achou a menina pretinha à pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. Por isso ele tinha um desejo. Qual era esse desejo?




5- O coelho branco pergunta então qual era o segredo da menina para ser tão pretinha. A menina lhe diz a verdade? Por quê?



6- O que o coelho fazia a cada resposta que obtinha da menina? Ele conseguia a transformação pretendida?



7- Quantas vezes o coelho tenta ficar pretinho e não consegue? E o que fez em cada tentativa?



8- Esta narrativa pode ser dividida em cinco partes. Observe os nomes que vamos dar a elas:

1ª parte: o desejo
2ª parte: a pergunta
3ª parte: a resposta
4ª parte: a experiência
5ª parte: o resultado


Observe o quadro abaixo e, baseado na primeira situação, complete:
 
1-Tentativas          2- Desejo          3- Pergunta          4- Resposta          5- Experiência          6- Resultado

(1) 1ª O coelho branco queria ter uma filha que nem a menina. (2)... Qual é o teu segredo para ser tão pretinha? (3) ... Caí na tinta preta quando era pequenina. (4) O coelho tomou um banho de tinta preta. (5)Veio uma chuva e lavou todo aquele pretume.

Continue como o exemplo acima.

 
(1) 2ª ______________________________ (2) _______________________________ (3) ___________________ (4) ___________________________ (5) ___________________

(1) 3ª ______________________________ (2) _______________________________ (3) ___________________ (4) _________________________ (5) _____________________

 
9- E o coelho não desiste mesmo! Ia perguntando outra vez e antes que a menina inventasse outra história, teve a sorte de a explicação da mãe da menina. Qual foi a explicação e o que ela significa?

10- Como o coelho deveria então agir para ter a sua desejada filha pretinha?






APROFUNDANDO OS CONHECIMENTOS






Como são as pessoas de cada raça


Raça negra: as pessoas da raça negra têm na pele uma grande quantidade de um pigmento, uma espécie de tinta, chamada melanina, que deixa a pele escura. O tom da pele delas vai do marrom ao preto. Os negros têm cabelo crespo, o nariz largo e lábios grossos. A África é o lugar do mundo onde existem mais negros.



Raça branca: as pessoas de raça branca têm a pele clara, em tons que vão do branco ao avermelhado. O cabelo delas é liso ou cacheado, e podem ser pretos, castanhos, loiros ou ruivos. Algumas têm olhos verdes ou azuis.



Raça amarela: as pessoas de raça amarela também têm pele clara, meio pálida. O cabelo delas é sempre preto e muito liso, escorrido. Os amarelos têm os olhos apertados, meio fechadinhos nos cantos. Os japoneses e os chineses são da raça amarela. A Ásia é o lugar do mundo onde existem mais pessoas da raça amarela.





ESCLARECENDO: Por que você se parece com seus pais?


Esse jeito, o tipo físico, que vai passando de pais para filhos, é chamado de herança genética. Nosso corpo é formado por pedacinhos bem pequenos de uma coisa chamada célula. Tão pequenos que só dá para ver no microscópio. Dentro da célula, estão os cromossomos. Quando uma célula se divide para formar outras novas, os cromossomos também se dividem. Cromossomos são filetes, fiozinhos, bem pequenos também. Dentro deles estão os genes, uma espécie de marca da pessoa que vai nascer. Os genes é que vão dizer se a pessoa vai ser da raça negra, amarela ou branca.





Folha de São Paulo (Folhinha), 30/05/1992.


1 comentários:

Anônimo disse...

só uma ressalva no lugar do termo raça poderia ser colocado etnia, pois, a raça independente da cor da pele é a humana ao qual todos nós pertencermos.. Obrigado..

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