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3 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde com a turminha do Smart Kids

DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Dia Mundial da Saúde

Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!


Você sabe o que é o Ministério da Saúde?
O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.


Veja alguns Especiais relacionados:


HIGIENE BUCAL


Você sabe o que é Higiene Bucal?
A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:



A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de se cuidar da saúde bucal. Com esses cuidados básicos da higiene bucal evita-se o tratamento de problemas que se tornariam graves, como cáries gengivites e outras doenças.





Vamos fazer um mural! Para esse Especial de Higiene Bucal, a dica é montar um mural com a turma e interagir no laboratório de informática!


Com a colaboração da turma, monte o mural divertido e colorido com imagens e frases sobre higiene bucal. Não esqueça de incluir as 3 principais orientações:


- Escove o dente 3 vezes ao dia
- Use fio dental
- Visite o dentista regularmente



No laboratório de informática, a idéia é jogar e aprender com os quizes.
Divida a turma em 2 grupos. Um deles responderá ao Quiz 1 e o outro o Quiz 2. Quem fizer mais pontos ganha!
Quiz 2 - http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal-quiz2.html


No final da aula vale a pena que todos assintam ao multimídia do Menino Bactéria!

HIGIENE

Você sabe o que é higiene?
Como é gostoso ficar limpinho! Tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, pentear o cabelo, cortar as unhas. Tudo isso nos deixa mais bonitos e saudáveis!
Para manter os dentes brancos e fortes, não deixe de escovar os dentes depois das refeições, ao acordar e antes de dormir. Passar o fio dental também é muito importante para tirar os restinhos de comida que ficam entre os dentes.
Lavar as mãos é um ótimo hábito, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Nossas mãos nunca param quietas e estão sempre pegando em alguma coisa, que muitas vezes podem estar sujas e cobertas de micróbios.
Micróbios! Sabe o que é isso? São bichinhos tão pequenininhos que não vemos, mas que são responsáveis por muitas doenças, desde uma gripe até outras muito mais graves. Por isso lave bem as mãos sem enganação, não esqueça de usar sabão!
Tomar banho pode ser uma grande brincadeira como banho de mar, banho de rio, banho de mangueira. Mas importante mesmo é tomar banho todos os dias não esquecendo de lavar bem as orelhas, os pés e o cabelo com bastante sabão e xampu. Não há nada mais gostoso que tomar banho e dormir cheiroso!

NUTRIÇÃO

Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?
Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:
1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.
2. Alimentos construtores: ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.
3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.
Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.
Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

VITAMINAS

VitaminasVocê sabe o que são vitaminas?
As vitaminas são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para suprir as nossas necessidades diárias.
Conheça algumas vitaminas:
A: Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.
B12 ou cobalamina: Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.
C ou ácido ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola, laranja, lima, limão. caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi.
D: Prevenção da osteoporose. Encontramos em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.
E: Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.

SAIS MINERAIS

Você sabe o que são sais minerais?
Assim como as vitaminas, os sais minerais ajudam em todo o funcionamento do nosso organismo.
Conheça alguns sais minerais:
Cálcio: Mantém firme os ossos.
Encontramos em: queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.
Fósforo: Prevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetes.
Encontramos em: carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.
Ferro: Tratamento de anemia e cólicas menstruais, importante para a respiração celular.
Encontramos em: fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.
Flúor: Prevenção de cáries dentárias e osteoporose.
Encontramos em: agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Você sabe como ter uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
Fique esperto:
Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável ela será. Evite o uso freqüente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco). Consulte um nutricionista.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Você sabe o que é uma pirâmide alimentar?
Pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
Os grupos da Pirâmide Alimentar são:
Grupo dos alimentos energéticos formado por:
- Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.
- Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.
Grupo dos alimentos reguladores formado por:
- Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importante para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis.
- Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.
Grupo dos alimentos construtores formado por:
- Laticínios - os laticínios são responsável pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte.
- Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importante, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

NUTRICIONISTA

Você sabe qual é o trabalho do nutricionista?
O nutricionista é o profissional responsável por planejar programas que cuidem da alimentação, preparar dietas e cardápios, organizar e supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

ESQUELETO E MÚSCULOS

Igual maria-mole!
Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.
Alimento para os ossos...
Como você já deve ter percebido os ossos são muito duros. Isso porque são formados por cálcio, um sal mineral que normalmente encontramos em alimentos como o leite e seus derivados. Assim, quando sua mãe insistir para você tomar leite, não resista, porque ele realmente faz com que você fique forte!
Companheiros inseparáveis!
Mas, os ossos nunca estão sozinhos. Eles precisam dos músculos para realizar os movimentos. Os músculos são formados por feixes de fibras muito resistentes, com capacidade de contração e por isso conseguem movimentar o esqueleto.
Os músculos que estão ligados ao esqueleto são os músculos esqueléticos, mas também há os músculos que controlam o funcionamento de órgãos como o pulmão. Esses músculos não têm fibras por isso são chamados de músculos lisos. Há também um tipo de músculo específico para o coração, resistente o bastante para provocar seu batimento - é o músculo cardíaco.
Curiosidade
O osso mais cumprido do corpo é o fêmur, que é o osso da coxa. Numa pessoa de 1,80 metro, esse osso tem cerca de 50 centímetros.




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Esqueleto e Músculos 
 
Balançando o Esqueleto Depois de trabalhar com os alunos os principais grupos de:
ossos e músculos do corpo que estão na seção Para Colorir, faça uma atividade
interessante no pátio da escola: reúna os alunos formando um círculo, solicitando
que realizem movimentos específicos, por exemplo, lançar uma bola. 
Esse movimento deve ser lento o bastante para que percebam o grupo de músculos
e ossos envolvidos, pois os alunos terão que nomeá-los. Uma possibilidade também
é construir um esqueleto articulado, veja na seção Passatempos. Imprima, recorte e
cole em uma base de cartolina e junte as partes com granpo bailarina, ou pregue
em EVA com tachinhas.   
 
 
 SISTEMA DIGESTÓRIO
 
 A viagem dos alimentos pelo corpo humano é muito interessante e já começa pela
boca! A comida é triturada pelos dentes e, com a ajuda da língua, se mistura com a saliva.
Cada dente tem uma função na hora de esmigalhar os alimentos: a. Os dentes caninos
servem para despedaçar b. Os molares servem para triturar e mastigar c. Os incisivos
servem para cortar Quando a comida já está bem triturada, ela vira uma massa que é
chamada de “bolo alimentar”, nessa etapa ela já está pronta para a deglutição.
Então, entra no tubo do esôfago (que mede aproximadamente 25cm)e com o auxílio de
músculos, o bolo alimentar é empurrador até o estômago. Chegando no estômago - um saco muscular em forma de “J” – o bolo alimentar permanece por 3 a 4 horas,
enquanto os carboidratos, proteínas e gorduras são quebradas pelas enzimas do suco
gástrico. Quando está suficientemente líquido, passa a se chamar “quimo” e vai para o
intestino delgado, onde recebe fluídos do pâncreas e da visícula biliar para finalizar a
 digestão. E em seguida é absorvido pela corrente sanguínea. Tudo o que não foi
aproveitado na digestão, segue para um outro tubo, o intestino grosso, onde se
acumulam para serem expulsas para o exterior do corpo. Você sabia? 
· Além dos alimentos, a garganta também transporta o ar. Qualquer alimento que vá para 
o canal do ar acaba provocando um engasgo! · Se pudessemos esticar os intestinos, eles
ficariam um tubo com 6 metros de comprimento? · Na saída do estômago há um anel
muscular que segura o alimento, fechando como um elástico. Ele só abre quando a
comida já está suficientemente líquida. · Vomitar é a maneira que o sistema digestivo
encontrou para se livrar das toxinas que irritam o estômago!  
 
SISTEMA RESPIRATÓRIO
 
A incrível viagem do ar!
É pelo nosso nariz que o oxigênio embarca na aventura da respiração. Os pêlos de
dentro do nariz servem como filtro, seguram as sujeirinhas que podem estar no ar. 
Depois de passar pela barreira de pêlos, o oxigênio começa a grande viagem. Passa
pela laringe e depois por um longo túnel, a traquéia. Entra nos brônquios, que são os
canais que dão acesso aos pulmões! E assim o pulmão se enche de ar... nosso
corpo está inspirando. Ao entrar no pulmão, o oxigênio vai até os alvéolos, que parecem
uvinhas. Lá dentro, troca de lugar com o gás carbônico. Em seguida o oxigênio segue
viagem de carona nas hemácias, ou glóbulos de sangue que parecem com bóias
vermelhas descendo um rio! E o gás carbônico? Faz o caminho de volta! Sobe todo
o caminho passando pelos brônquios, traquéia, laringe... Até sair do nosso corpo pelo
nariz outra vez! E o pulmão se esvazia... é a expiração. Toda essa viagem ocorre em m
enos de 5 segundos e sem parar, sabia? Incrível!  
 
Curiosidade:
 
Porque espirramos? O espirro é uma forma que nosso corpo encontra para se proteger.
Quando alguma sujerinha invade nosso nariz... atchin! O ar sai em grande quantidade e com muita força, capaz de expulsar a sujeirinha!
 
 
Sistema Respiratório   
Vá até nossa seção de Passatempos e veja como construir um pulmão de sucata, usando
bexiga. Cada um deve montar o seu. Enquanto isso desenhe ou escreva na lousa o
caminho que o oxigênio percorre no corpo (nossa Multimídia poderá auxiliar você,
pois mostra quadro a quadro o caminho do oxigênio). Quando todos estiverem prontos, i
ndique cada etapa que está na lousa no pulmão de sucata! No labortório de informática,
a dica é o multimídia que explica etapa por etapa o caminho da respiração no nosso
corpo. Os desenhos do Para Colorir ajudarão na fixação de como funciona a
respiração, o sistema respiratório e a troca gasosa.  
 
 
AUDIÇÃO E VISÃO   
 
Audição
Ouvir música, assistir a uma aula, ouvir o apito do juiz no jogo de futebol, nossos ouvidos
estão sempre alertas para o mundo... Pode parecer muito simples, mas a audição
é um mecanismo complexo, que envolve estruturas específicas. Vamos conhecê-las, mas
não se assuste com os nomes! Para começar, o que chamamos de “orelha”, na verdade t
em um nome mais sofisticado no meio científico: chama-se aurícula ou pavilhão auricular.
Ela é bastante flexível e possui uma forma própria, que permite uma melhor captação dos sons que serão conduzidos pelo canal auditivo. No final do canal auditivo existe uma
pequena membrana, que você já deve ter "ouvido" falar várias vezes: o tímpano ou
membrana timpânica, que vibra com a chegada de sons. É bastante sensível e pode ser
rompido com choques mecânicos. As vibrações que chegam até o tímpano serão
transmitidas para três ossos muito pequenos, mas fundamentais para a nossa audição:
martelo, bigorna e estribo. Esses ossos são articulados entre si, e têm a função de
amplificar ou diminuir a vibração no tímpano. vibração chega até uma membrana chamada
janela oval, por onde passa um líquido que estimula as células locais. As sensações
percebidas pelas células são transformadas em mensagens enviadas ao cérebro e aí
podemos então interpretar os sons. Subindo a serra... Você já teve a sensação de
estar com ouvido entupido ao subir uma serra? É bem estranho, não? O que ocorre e
que, à medida que subimos, a pressão atmosférica fica menor que a pressão dentro da
orelha. Essa diferença faz com que a membrana timpânica fique esticada, prejudicando
a nossa audição. O problema é resolvido naturalmente com a saída de ar pela tuba
auditiva, normalizando a pressão, mas podemos dar uma ajudinha nesse processo
bocejando ou engolindo um pouquinho de saliva. Proteção importante!!! Próxima à
entrada do ouvido encontramos glândulas especiais responsáveis por produzir a cera
ou cerume. Ela é produzida normalmente e serve para proteger o ouvido contra a água,
que pode conter micoorganismos ou detritos prejudiciais, além de também evitar a
entrada de poeira que pode afetar o tímpano. O excesso de cera significa que há alguma
infecção ou algum elemento estranho, mostrando que as glândulas precisam trabalhar
mais, assim, quando isso ocorre o ideal é procurar o médico. Não se deve cutucar e nem
tentar retirar a cera, pois você estará retirando a proteção natural.   
 
 
 Visão
Admirar um lindo dia de sol, ler um livro, jogar videogame, todas essas (e muitas outras!) são atividades que realizamos em função do sentido da visão. O olho, órgão responsável pela
visão, tem várias estruturas que trabalham até a formação da imagem. Vamos entender c
omo é esse processo... Para começar só enxergamos quando a luz incide nos olhos e a
pupila é a porta de entrada para a luz. Através dela as imagens do ambiente são levadas
para o interior do globo ocular. A pupila é controlada pela íris, membrana que faz
aumentar ou diminuir a dimensão da pupila de acordo com a incidência de luz.
 
Assim, quando o ambiente está escuro, a íris se abre para captar qualquer faixa de
luz que conseguir. Ah! É a íris que dá a coloração para os olhos! O cristalino é
responsável por focalizar os objetos dependendo da distância, assim ele pode mudar
de aspecto quando estamos observando as estrelas ou lendo um livro. A córnea,
que fica na região central do olho também ajuda na focalização dos objetos. 
Para formação das imagens, entra em cena a retina, membrana interna com
células supersensíveis à captação de luz e que recebe a imagem captada.
Mas veja que interessante: ela recebe a imagem de cabeça para baixo! Nessas células
existem substâncias químicas que sofrem transformação e originam mensagens elétricas.
Essas mensagens são conduzidas pelo nervo óptico até o cérebro para a formação
correta da imagem.  Buá... buá... De onde vêm as lágrimas? 
Normalmente relacionamos às lágrimas somente à reação desencadeada por algum
estado nervoso, seja alegria ou tristeza, mas ela tem funções mais importantes, veja
só: As lágrimas são secretadas pelas glândulas lacrimais, que ficam no canto interno dos
olhos e são eliminadas pelos canais lacrimais, que ficam no canto externo dos olhos.
No caminho entre a glândula e o canal lacrimal, gotículas de lágrima vão sendo eliminadas
para cumprir uma de suas funções que é umedecer a superfície da córnea e do cristalino.
A outra função é inibir o crescimento de microorganismos que podem prejudicar a visão.   
Nossos olhos podem nos enganar! Você já teve a sensação de olhar para uma
figura ter dificuldade de distinguir sua cor ou forma, parecendo que ela se move na sua
frente? Não se preocupe, pois isso é apenas ilusão de ótica... Ela acontece quando a
imagem que vemos não é realmente aquela que está desenhada no papel. A explicação
 para isso vem da neurociência: esses fenômenos acontecem porque nós só somos
capazes de observar uma interpretação de cada vez, nunca duas ou mais
simultaneamente.    
 
Confira algumas ilusões de ótica nesse site:
 
Curiosidades
 
A exposição a sons muito altos, como por exemplo, o de um trio elétrico, pode causar
trauma sonoro agudo, que leva à perda auditiva temporária ou permanente.
 
Os cães têm, em geral, excelente sentido da audição, podendo perceber sons que são
inaudíveis para o ouvido humano. Essa faculdade os ajuda a seguirem a pista de uma
presa e se comunicarem uns com os outros. (fonte: Saúde Animal) 
 
Os cílios servem para proteger os olhos contra agentes externos, como a poeira, por
exemplo. Um cílio dura de 90 a 150 dias e depois cai. Cada olho tem em média 200 cílios.
(fonte: Guia dos Curiosos) 
 
Muitos animais possuem a visão em preto e branco. Alguns deles, entretanto, enxergam
melhor do que o homem, como por exemplo, a águia (daí vem a expressão "enxergar
com olhos de águia"). Outros, como o rinoceronte, são extremamente míopes.
Mas o mais interessante é que vários animais enxergam uma parte dos raios infravermelhos. Isso lhes permite caçar durante a noite, já que um corpo emite raios infravermelhos conforme
a sua temperatura. (fonte: http://educar.sc.usp.br/otica/curiosid.htm
 
  
 
Audição e Visão   
Aproveite os esquemas que disponibilizamos em nosso site para que os alunos
compreendam a anatomia dos ouvidos e olhos. Depois disso e ainda tendo
como base os esquemas peça para que descrevam o trajeto dos sentidos da audição e
 da visão até chegar ao cérebro. 
É importante conhecer as doenças que podem afetar esses dois órgãos dos sentidos e,
para que os alunos possam aprofundar nesse tema solicite que façam uma entrevista
com um otorrino e um oftalmologista. A classe pode ser dividida em grupos,
procurando profissionais diferentes e em seguida deverão expor para a classe o que
registraram sobre a entrevista. Peça aos alunos uma pesquisa sobre poluição visual
e auditiva. Proponha que o resultado seja mostrado para a turma de formas diferentes:
através de uma dramatização, criação de um rap, jornal informativo, etc.  
Esse trabalho terá o objetivo também de conscientizá-los em relação a hábitos muito
prejudiciais entre crianças e adolescentes, como por exemplo ouvir música com som
muito alto.
 
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