SEGUIDORES...

11 de abril de 2012

Um pouquinho mais: 10 DICAS PARA INCENTIVAR A CRIANÇA A LER

 



1. RESPEITAR O RITMO DA CRIANÇA Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer infantil demais. Cada criança tem um ritmo diferente. O importante é que o livro esteja sempre presente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um próximo nível de leitura. "É preciso estudar o outro, entender o que ele gosta e respeitar as preferências", afirma Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Uesb.

2. SEGUIR O GOSTO DA CRIANÇA Talvez o que o seu filho gosta de ler não seja exactamente o que você gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hábito a leitura, é preciso sentir prazer. Então, se o seu filho prefere ler livros de super-heróis aos clássicos contos de fadas, por exemplo, não se preocupe (e nem pense em proibi-lo!). "É importante entender a criança e lhe proporcionar leituras que atendam aos seus desejos", diz Rosane Lunardelli, da UEL.

3. FAZER PASSEIOS PARA TRAZER A LEITURA PARA O QUOTIDIANO "Os pais precisam dar possibilidades para que as crianças se sintam envolvidas pela leitura", recomenda Lucinea Rezende, da UEL. Por isso, no seu tempo livre, procure fazer actividades com o seu filho que possa relacionar com um livro. Uma ida ao jardim zoológico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois da criança ter lido um livro sobre o reino animal.

4. LER ANTES DE DORMIR Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir. Por isso, é importante que ele tenha uma fonte de iluminação directa ao lado da cama, como um candeeiro. Uma boa ideia é dar um presente para a criança nos fins de semana: permita que ela fique acordada até um pouco mais tarde para ler antes de dormir.

5. IMPROVISAR DRAMATIZAÇÕES DOS LIVROS Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatro baseadas na obra. Uma boa ideia é convidar outras crianças para participar na actividade. Os adultos podem ajudá-las a elaborar uma espécie de roteiro e pensar nas roupas e nos cenários a serem criados. Depois dos ensaios, a peça pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a família.


6 "PUBLICAR" O LIVRO DA CRIANÇA
Proponha ao seu filho que ele faça o seu próprio livro. As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar paisagens. Primeiro, peça que ele tire fotos ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, peça que ele escreva uma história. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por fim, coloque-o na estante. Que criança não adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa?

7. ORGANIZAR UM CLUBE DO LIVRO
Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro que pode até ser escolhido por eles (mas com orientação dos adultos). Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo isso pode ser feito durante uma tarde de sábado ou domingo, com direito a um lanche apetitoso que as crianças adorem. "Na infância, a leitura tem de estar ligada a uma atividade divertida", afirma Rosane Lunardelli, da UEL.

8. AJUDE-O A LER MELHOR
Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se é o caso do seu filho, você pode ajudá-lo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. A atividade pode ser repetida várias vezes em dias diferentes e, assim, a criança vai poder comprovar o próprio desenvolvimento. Para aprimorar a atividade, peça que ele faça vozes diferentes para cara personagem da história. "A sonoridade fascina as crianças", explica Lucinea Rezende, da UEL.

9. NÃO PARE DE LER PARA ELA
Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha. Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonações. Assim, a história fica muito mais emocionante. Parlendas e músicas, por exemplo, são ideais para serem lidas em voz alta. "Histórias lidas em voz alta e com emoção deixam as crianças mais leves, mais soltas", afirma Maria Afonsina Matos, da Uesb.

10. FREQUENTE LIVRARIAS E BIBLIOTECAS
"Para adquirir o gosto pela leitura, a criança precisa se familiarizar com o ambiente de leitura", diz Rosane Lunardelli, da UEL. E, enquanto o acervo literário de casa é limitado, nas livrarias e nas bibliotecas a criança pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!).


FONTE: http://pt-br.facebook.com/note.php?note_id=271095872909214

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates