SEGUIDORES...

17 de abril de 2012

Vida de índio na Aldeia

Descubra como é o modo de vida em algumas aldeias indígenas

Quando os europeus atravessaram o oceano, encontraram muita gente por aqui: eram os índios. Os colonizadores não entenderam muito bem o modo de vida daqueles povos e demoraram um pouco para perceber que cada um tinha sua cultura e suas tradições.
Atualmente há mais de 200 nações indígenas, que aprenderam a língua portuguesa e novos hábitos, mas, ainda assim, as pessoas mantêm alguns costumes de seus antepassados e lutam para preservar sua cultura e seu jeito de viver. Conheça melhor os mais antigos moradores de nosso país.

ESTÁ SERVIDO?

Os índios produzem sua própria comida e esse trabalho começa assim que amanhece. Os homens caçam e pescam. As mulheres apanham frutos, cultivam e preparam os alimentos. Os pratos variam, mas a mandioca e o milho são muito usados pela maioria dos povos.
São elas que vão buscar água e procurar lenha. Hoje, em muitas aldeias, também há alimentos industrializados que os índios compram com o salário que recebem trabalhando fora ou com o dinheiro da venda de produtos feitos pelo grupo.

CASAS DIFERENTES

As aldeias indígenas não são todas iguais. Alguns povos fazem aldeias circulares, com as casas ao redor da área onde acontecem as festas. Em outras, elas ficam em fileiras ou formam um desenho de ferradura.
Há até aquelas aldeias em que todos vivem em uma única grande casa. As moradias podem ser ovais, retangulares ou redondas. Os materiais mais usados são os que a natureza oferece, como madeira, palha e cipó, mas alguns grupos fazem construções com tijolos.

DIVERSÃO DE SOBRA

As crianças indígenas aprendem brincando. E elas brincam muito! Pião, peteca, dobradura, jogos na água, boneca, corrida são algumas das diversões mais comuns.
Os meninos treinam a pontaria com um pequeno arco e flechas. Já as meninas aprendem a colher alimentos e preparar delícias como o beiju, que é um tipo de panqueca de mandioca. Eles também se divertem com seus bichos de estimação. Já imaginou que legal conviver com araras, macacos, coatis e papagaios? Pois muitas crianças indígenas têm amigos como esses!

HORA DA FESTA

As comemorações indígenas marcam momentos importantes na vida de uma pessoa ou do grupo, como o nascimento de uma criança ou a boa colheita. Uma das festas mais famosas acontece no Parque do Xingu, no centro do Brasil, e se chama quarup. Convidados de vários lugares acompanham três dias de rezas, danças, cantos e lutas em homenagem aos antepassados.

OUTRAS PALAVRAS

Milhares de palavras da nossa língua têm origem no tupi, um idioma indígena. Confira:

Abacaxi - fruta cheirosa.
Caatinga - mata branca.
Capivara - comedor de capim.
Coroca - resmungona.
Cutucar - no tupi, quer dizer furar ou espetar.
Jururu - tristonho.
Mingau - papa, empapado.
Mirim - pequeno.
Mutirão - trabalho em comum.
Nhenhenhém - falar sem parar. Nhe'eng significa falar.
Paçoca - socado.
Pereba - ferida.
Perereca - ir aos saltos.
Pipoca - pele estourada.
Piranha - peixe dentado.
Pitanga - avermelhado.

FONTE:
 http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_233722.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates