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4 de novembro de 2016

Consciência Negra

Sugestão de atividade com o jornal: Consciência Negra



Tema: trabalhando com a reportagem sobre o Dia da Consciência Negra em sala de aula

1)Descrição

O dia 20 de novembro foi instituído como o dia da Consciência Negra pelos grupos de quilombolas na década de 1970. Foi nessa data que o Zumbi dos Palmares foi assassinado pelas tropas coloniais brasileiras. Hoje esse dia faz pensar nos direitos das pessoas negras.Sendo assim, a leitura da reportagem sobre esse dia possibilitará uma discussão rica, visando desenvolver a criticidade dos alunos.

2)Questão
Como trabalhar o Dia da Consciência Negra de maneira interdisciplinar?

3)Objetivo
Esta sequência didática tem por objetivo analisar o Dia da Consciência Negra de maneira que os alunos conheçam casos de racismo no futebol na década de 1900, e também, discutam a existência das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.

4)Fontes base

Utilizaremos como fonte o Jornal A TARDE de 20 de novembro de 2013, Caderno Especial, página 3.http://flip.atarde.com.br/especiais/consciencianegra/#/10/

5)Modalidade: Ensinos fundamentais I e II- 5º, 6º e 7º ano

6)Área do conhecimento:Língua portuguesa, matemática, história, geografia.

7)Temas transversais:Pluralidade Cultural e Cidadania

Aula 1.

Assunto:Leitura e interpretação da reportagem “Do pó de arroz ao quase silêncio” e produção de texto

Áreas do conhecimento: Língua portuguesa e cidadania

Primeiramente mostre a foto de um rapaz negro segurando a bola, em seguida, peça para os alunos descreverem a imagem. Logo depois, você deve perguntar o que tem de diferencial no personagem da foto. Para ampliar a leitura da imagem, peça aos alunos que leiam a legenda da foto. Eles observarão que o suposto jogador de futebol está com o rosto e parte do corpo pintados com pó de arroz.

Assim, explique a turma que os negros só poderiam jogar futebol, caso disfarçasse a sua cor da pele com pó de arroz em 1912.No início do século XX, os ex-escravos e seus descendentes eram proibidos de frequentarem os clubes sociais, por sua vez, eram locais que aconteciam os jogos de futebol.

Como diz o jornalista Luiz Teles, a prática de futebol poderia ser jogada em qualquer local, com qualquer tipo de bola, então não demorou muito para os negros que só de longe assistiam ao jogo de brancos, começassem a praticar o esporte com balões de bexiga de boi ou bolas feitas de meias.

Após essa breve explicação, divida a turma em dupla. Depois, solicite a cada dupla para ler a reportagem “Do pó de arroz ao quase silêncio”. É importante os alunos lerem três vezes, a terceira deve ser silenciosa.

Feita a leitura, discuta com os alunos a leitura da reportagem, pontuando os seguintes questões: De que se trata a notícia? Como as questões de cidadania são sinalizadas no texto? Qual a ideia principal do texto? Quais são os pontos relevantes?
Faz-se necessário, explicar o conceito de cidadania. Segundo o dicionário online, “Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

Neste sentido, o fato do negro não poder participar de partidas de futebol,nos primeiros anos de 1900, implicava ausência de cidadania. Em outras palavras, o negro não era considerado um cidadão de bem, resguardando esse direito apenas para os brancos de classes mais abastadas.

A partir da leitura da reportagem, das questões e do conceito de cidadania, solicite as duplas que escrevam um resumo crítico, mencionando os pontos principais da notícia.

Aula 2.


Assunto: História do dia da Consciência Negra, comunidades quilombolas e resolução de situações-problemas

Áreas do conhecimento:História e matemática

Inicie a aula perguntando a turma o motivo do dia 20 de novembro ser considerado o Dia da Consciência Negra. Assim como, se sabe o significado da palavra consciência.Provavelmente os alunos responderão que o dia da Consciência Negra está relacionado com a morte de Zumbi dos Palmares.

Antes de mais nada, é importante você levar dois ou três dicionários de língua portuguesa ou ir juntamente com os alunos à biblioteca para pesquisar o valor semântico da palavra Consciência.De acordo com o dicionário Aurélio online, consciência significa “percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência. Sentimento do dever, moralidade.Conhecimento, noção do que se passa em nós: ter consciência de seus deveres.”

Partindo do conceito explicitado anteriormente, fale sobre a história do dia da Consciência Negra. Seria interessante apresentar um resumo dessa história por meio de slides.

Explique aos estudantes que um grupo de quilombolas do Rio Grandes do Sul intitulou o dia 20 de Novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, como o dia da Consciência Negra. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.
Segundo a historiadora Amélia Hamze, o nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. É considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros, brancos pobres, índios e mestiços.

Por assim dizer, o Dia da Consciência Negra, conforme Hamze, é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Portanto, somente com a promulgação da lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que incluiu essa data no calendário escolar. De acordo com Hamze, a mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas, as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Vale salientar que o quilombo dos Palmares foi extinto, mas, há ainda outras comunidades quilombolas que mantêm viva a cultura africana e lutam pelos seus direitos.Chegam a ser mais de duas mil espalhadas pelo território brasileiro.

Partindo dessa retomada história, peça para os alunos resolverem as seguintes questões:

Em 2006, o Cadastro Geral de Remanescentes de Comunidades de Quilombos do governo federal registrava 159 comunidades quilombolas na Bahia. Hoje, segundo o levantamento dos pesquisadores de organizações não-governamentais, há cerca de 500 comunidades. Quantas comunidades aumentaram entre 2006 e 2013? Qual é o valor desse aumento em termos de porcentagem?

Se em todo Brasil tem em torno de 2000 comunidades quilombolas, enquanto na Bahia tem 500. Quantas comunidades existem em outros estados?

Fontes para consulta:
Qual a origem do Dia da Consciência Negra. Acesso em: http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-negra,29c1125444272410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Dicionário Aurélio. Acesso em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Consciencia.html
Brasil Escola. Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi. Acesso em: http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm
Comunidades quilombolas do Estado da Bahia. Acesso em: http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_ba.html


Aula 3.


Sugestão de atividade com o jornal: Consciência Negra


Assunto: Mapas da África e do Brasil, cidades brasileiras com maior número de negros

Áreas do conhecimento: geografia e pluralidade

Exponha o mapa da África no quadro ou no datashow, e em paralelo, mostre o mapa do Brasil. Logo depois, peça para os alunos identificarem as diferenças entre os dois mapas. Explique que no continente africano se localiza parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.Sendo considerado o segundo continente mais populoso, ficando atrás somente da Ásia.

Mostre a distância entre o Brasil e a África utilizando o globo. É importante os alunos saberem a localização da África e do Brasil. Também relate os diferentes povos e culturas existentes na África como bantos, sudaneses, entre outros. É relevante exibir imagens de diferentes povos africanos através do datashow, a fim de que aula seja mais dinâmica.

Na pluralidade, você deve mostrar o legado da cultura africana na culinária, na dança, na música e na religião presentes no nosso país. Para incentivar a participação dos alunos, sabendo que Bahia é um dos estados com maior número de negros no Brasil, peça a eles que exemplifique a uma comida de influência africana existente na culinária baiana.

Para apreender o assunto, solicite aos alunos que listem exemplos de comidas, tipos de danças, músicas, religião oriundas dos povos africanos.

Aula 4.

Assunto: Produção textual

Áreas do conhecimento:História, pluralidade cultural, português


Para finalizar essa sequência didática, com bases nos estudos e nas discussões das aulas anteriores, peça aos alunos para construírem um jornal mural, trazendo notícias sobre as manifestações culturais envolvendo negros, o negro no mercado de trabalho, entre outras. Mas para que essa aula aconteça, é importante solicitar aos estudantes na aula antecedente, que tragam jornais e revistas, e também, buscar na biblioteca jornais e revistas mais antigas.

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